Carregando...
 

Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua

A criação do Programa de Pós-Graduação em Computação Distribuí­da e Ubí­qua (PPG-CDU) do IFBa tem como principal objetivo possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos mais verticalizados, resultados imediatos da investigação cientí­fica nas áreas de atuação do programa, em congruência com as áreas de pesquisa do GSORT. Além disso, busca-se também formar profissionais especializados com competência para atuar tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente acadêmico, mais especificamente no ensino superior.

O cronograma da Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua (ECDU), primeiro curso integrante do PPG-CDU, prevê 12 meses de disciplinas e 6 meses de pesquisa orientada para a defesa da monografia, totalizando 364h. As aulas da ECDU são 100% presenciais.

Todas as disciplinas, exceto Pesquisa Orientada e Seminários Cientí­ficos I e II, terão aulas semanais (durante a noit) e possivelmente aos sábados. Já as disciplinas Pesquisa Orientada e Seminários Cientí­ficos I e II terão encontros periódicos distribuí­dos durante o semestre.

As disciplinas da ECDU têm carga-horária total de 28h, com exceção da disciplina de Pesquisa Orientada que possui carga horária de 56h.

As aulas que acontecerem de segunda à sexta-feira serão agendadas para o horário das 18:30h às 22:00h. Aos sábados, as aulas acontecerão das 08h às 12:20h. Os intervalos entre aulas serão definidos pelos professores de cada uma das disciplinas.

A disciplina de Pesquisa Orientada, que possui carga horária de 56h foi definida contendo atividades acadêmicas relacionadas à elaboração dos trabalhos de conclusão de curso e serão acompanhada por um professor que estará responsável pela qualidade e os prazos relativos ao desenvolvimento dos trabalhos de conclusão.

Em alguns meses poderá haver a necessidade de participação em atividades extra, como por exemplo, a participação em seminários de pesquisa ou workshops internos relacionados ao GSORT.

Coordenador: Manoel Carvalho Marques Neto - manoelnetom em ifba.edu.br

Secretaria - Funcionamento das 14h às 20h