Carregando...
 

Palestras

V Ciclo de Palestras promovido pelo GSORT aproxima a comunidade acadêmica, em especial os alunos da pós-graduação, de temas atuais e relevantes com foco na àrea de Computação. Aberto ao público em geral, as apresentações se concentram nas segundas e terça-feiras. Venha! Participe!

19/01/2017  - Identificando Dívida Técnica através de comentário de código: uma abordagem de mineração de texto aplicada à Engenharia de Software - 18:40h

Mário André de Freitas Farias - É doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e pós-graduação em Análise de Sistemas pela UCAM-RJ. Atualmente é professor/pesquisador do Instituto Federal de Sergipe. É Secretário da Regional Sergipe da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro das comissões de avaliação de trabalhos científicos de conferências regionais e nacionais. Atualmente co-orienta alunos de mestrado na Universidade Federal de Sergipe - UFS e na Universidade de Salvador - UNIFACS e orienta alunos em trabalhos de iniciação a pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software baseado em evidências, text mining, programação neurolinguística e ferramentas educacionais.

Acesse o material aqui.

26/01/2017  - Aplicação da Computação Ubíqua no Desenvolvimento de uma Solução de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência visual - 18:40h

Elidiane Pereira dos Santos - Mestranda em Ciência da Computação pela UFBA. Pesquisadora em computação ubíqua e sensível ao contexto, do grupo de Pesquisa Cemantika da UFBA, com especialidades na área de Wearable Computing. Especialista em Computação Distribuída e Ubíqua pelo IFBA. Graduada em Análise e Desenvolvovimento de Sistemas pelo IFBA.

Acesso o material aqui.

14/02/2017  - Ecossistemas de Software - 18:40h

Simone Amorim - Possui graduação em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado em Computação na área de Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa) e estudante de doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBa), com período Sanduíche em University of Southern California, CA, USA, sob a orientação do Dr. Nenad Medvidovic. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Ecossistemas de Software, Arquitetura de Software, Geoprocessamento e Linhas de Produtos de Software. É também membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), IEEE Computer Society, e Association for Computing Machinery (ACM).

Acesso o material aqui.

21/02/2017  - Care HPS: A High Performance Simulation Methodology for Complex Agent-Based Models - 18:40h

Francisco Borges - Doutor em Ciência da Computação pela Universitat Autonoma de Barcelona (UAB) (2016). Possui dois títulos de mestrado: Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu (2007, Brasil); e, Computação de Alto desempenho, Teoria da Informação e Segurança pela Universitat Autonoma de Barcelona (2013, Espanha). Cursou especialização em Sistema de Informação com Ênfase em Componentes Distribuídos e Web(2002) e graduou-se em Tecnólogo em Processamento de Dados (2000) pela Faculdade Ruy Barbosa. Atualmente é Professor com regime de dedicação exclusiva no IFBa. Suas áreas de interesse e pesquisa são: modelagem e simulação baseada em agentes, sistemas complexos, simulação paralela e distribuída, e computação de alto desempenho.

Acesse o material aqui.

06/03/2017  - Smart City vs Cidade Copyleft - 18:40h

Pablo Florentino - Graduado em Ciência da Computação da UFBA, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, mestre em Eng. de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Atualmente é Professor Assistente do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). É membro do grupo de pesquisa GSORT (www.gsort.ifba.edu.br) onde realiza pesquisas na área de análise de redes sociais digitais e o impacto no espaço urbano.

Acesse o material aqui.

09/03/2017  - Desenvolvimento de aplicações móveis para imagens utilizando o Matlab para prototipação rápida - 18:40h

Eduardo Telmo - possui graduação em Ciência da Computação pela UFBA (1999), especialização em Sistemas Distribuídos pela UFBA (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela UFBA (2002), doutorado em Geofísica pela UFBA (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFBA (2012). Atualmente é Professor Associado II do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Tem experiência nas áreas de Computação, Engenharia Elétrica e Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais, sistemas de controle e automação, mecatrônica, qualidade de energia, problemas inversos e processamento de imagens sísmicas. Pós-doutoramento (2007) na Stanford University, patrocinado pelo Stanford Wave Physics Lab (SWP) e pelo Stanford Center for Computational Earth & Environmental Science (CEES).

Acesse o material: parte 1 e parte 2.

13/03/2017  - Tecnologias Assistivas para Tratamento do Autismo: Abordagens e Requisitos de IHR - 18:40h

Marcos Camada - Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 2005. Completou o curso de especialização Avançada em Sistemas Distribuídos pelo LaSiD/DCC/UFBA. Mestre em Automação e Sistemas pelo Programa de Pós-Graduação em Automação e Sistemas deste 2009. Atualmente, está realizando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFBA. Trabalhou como Analista de Sistemas em diversas empresas de desenvolvimento tais como, Prodasal - Processamento de Dados da Prefeitura de Salvador (2005), DBA Sistemas (2006), SIS - Sistemas de Informação e Saúde (2006). Além disto, atuou como pesquisador com bolsa do CNPq em cooperação com a empresa Pixeon. As áreas atuais de pesquisa são Interação Humano Robô com enfoque em Tecnologias Assistivas, Visão Computacional, Sistemas Distribuídos aplicado, principalmente, em aspectos de Redes Sensores Sem Fio, Protocolo de Roteamento e Agentes Móveis.

16/03/2017  - Visão Computacional e suas Aplicações - 18:40h

Alexandre Franco - Formado em Ciência da Computação pela Universidade Salvador, em 1999. Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia, em 2007. Doutor em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia, em 2016. Atualmente é professor do Instituto Federal da Bahia e pesquisador do grupo de visão computacional IVISION, da Universidade Federal da Bahia. Atua nas áreas de robótica e visão computacional.

Acesse o material aqui.


IV Ciclo de Palestras promovido pelo GSORT aproxima a comunidade acadêmica, em especial os alunos da pós-graduação, de temas atuais e relevantes com foco na àrea de Computação. Aberto ao público em geral, as apresentações se concentram nas segundas e terça-feiras. Venha! Participe!

28/07/2015   - Extração de Informações musicais para fins didáticos utilizando o computador - 18:40h

Eduardo Telmo - Formado em Ciência da Computação (UFBA) possui especialização em Sistemas Distribuí­dos (UFBA ), mestrado em Engenharia Elétrica (UFBA) e doutorado em Geofí­sica (UFBA). Fez Pós-doutoramento na Stanford University. Atualmente é professor do IFBA e tem experiência nas áreas de Computação, Engenharia Elétrica e Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais, recuperação lock-in, sistemas de controle e automação, mecatrônica, qualidade de energia, problemas inversos e processamento de imagens sísmicas.

30/07/2015   -  Uma Plataforma para Interações Multimodais em Ambientes Inteligentes - 18:40h

Artur Kronbauher  - Doutor em Ciência da Computação, na área de Interação Humano-Computador pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2013), mestre em Informática, na área de Redes de Computadores pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 1998) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ - 1993). Atualmente sou Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto da Universidade Salvador (UNIFACS). Tenho experiência nas áreas de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Interação Humano-Computador, Engenharia de Software e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Usabilidade para Dispositivos Móveis, Computação Ubíqua e Pervasiva, Ambientes Inteligentes, Big Data e Educação a Distância.

16/11/2015   - Internet do Futuro: Aplicações, Inovação e Perspectivas - 18:30h

Leobino Nascimento Sampaio - Doutor em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestre em Redes de Computadores pela Universidade Salvador (2004), graduado em Ciência da Computação Com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Salvador - UNIFACS (1996) e Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1999). Com mais de 15 anos de experiência em pesquisa e en ensino em cursos de graduação, foi professor adjunto da UNIFACS onde participou do Núcleo de Pesquisa em Redes e Computação (NUPERC) e foi membro do Grupo de Redes IP e Qualidade de Serviços (IP&QoS), através do qual teve a oportunidade de atuar como líder de equipe de projetos de pesquisa desenvolvidos e patrocinados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em escopo nacional e Internacional. Atualmente é professor Adjunto 2 da UFBA, membro permanente do programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) do Instituto de Matemática da UFBA e líder do grupo de pesquisa INSERT - Infraestrutura e Sistemas para Redes e Telecom. É membro do Comitê Técnico em Monitoramento de Redes (CT-Mon) da RNP, membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Atua nas áreas de Redes de Computadores e Internet do Futuro.

17/11/2015   - Construindo sua base bibliográfica: softwares de gerenciamento de referências e bases online - 18:30h

José Mário Araújo - Técnico em Instrumentação pela Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA,1991), Graduado em Licenciatura Plena em Eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB,1996), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES,2003) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2011). Atualmente é professor da área de tecnologia em eletro-eletrônica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); da International Association of Engineers (IAENG) - Society of Electrical Engineering; da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) - afiliada ao IFAC; e da American Society of Mechanical Engineering (ASME). Tem experiência acadêmica na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas lineares e Controle Linear.

18/11/2015   - Visualização de Dados - 19:00h

Grinaldo Lopes de Oliveira - Possui Mestrado pela Universidade Salvador (2004) e Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1996). Atualmente é Coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (licenciado do cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) e Professor de Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Computaçao autonômica, mineração de dados, inteligência artificial, gestão do conhecimento, aprendizado de máquina e banco de dados.

30/11/2015   - Redes de Sensores Sem Fio: Características e Aplicações - 18:30h

Frederico Jorge Ribeiro Barboza - possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e mestrado em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é Professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Algoritmos e Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos distribuídos, verificação de modelos, especificação formal, sistemas distribuídos, sistemas de tempo real, sistemas móveis e redes de sensores sem fio.


III Ciclo de Palestras - 2014

O III Ciclo de Palestras promovido pelo GSORT aproxima a comunidade acadêmica, em especial os alunos da pós-graduação, de temas atuais e relevantes com foco na àrea de Computação. Aberto ao público em geral, as apresentações se concentram nas segundas e terça-feiras. Venha! Participe!

02/06/2014   - Análise de Dados Espaciais - 18:30h

Jorge Alberto Prado de Campos - Ph.D. em Spatial Information Science and Engineering pela University of Maine at Orono (EUA, 2004), pós-doutorado no National Center for Geographic Information and Analysis-NCGIA (EUA, 2004), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1986). Professor e pesquisador do Mestrado em Sistemas e Computação da Universidade Salvador (UNIFACS) e Coordenador do Grupo de Aplicações e Análise Geoespaciais (GANGES). 

Clique aqui para ter acesso ao material.

02/06/2014   - Uma Proposta de Interface para Reconhecimento de Emoções a partir de expressões Corporais Aplicada no Processo de IHR - 20:00h

Marcos Yuzuru Camada - Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Sistemas Distribuídos pelo LaSiD/DCC/UFBA. Mestre em Engenharia de Automação e Sistema pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistema da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEAS/UFSC. Doutorando em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFBA - PPGEE/UFBA. As principais áreas de pesquisa atuais consistem em Visão Computacional, Computação Emotiva, Interação Humano Robô. Como áreas secundárias de pesquisa são Sistemas Distribuídos envolvendo Protocolos de Roteamento em Redes de Sensores Sem Fio.

Clique aqui para ter acesso ao material.

03/06/2014   - Computação Ubíqua Sensível ao Contexto - 18:30h

Vaninha Vieira dos Santos - Pesquisadora do Fraunhofer Project Center para Software e Sistemas da UFBA, atua no núcleo de aplicações móveis, ubíquas e sensíveis ao contexto. Coordenadora do grupo CEManTIKA-UFBA, que investiga a área da Computação Ubíqua e Sensível ao Contexto. Possui doutorado em Ciência da Computação pela UFPE (2008), com doutorado sanduíche no LIP6, Paris-França. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (2003) e graduação em Ciência da Computação pela UFBA (1998). Possui experiência acadêmica e profissional nas áreas de Banco de Dados e Engenharia de Software. Seus temas de pesquisa atuais são: Computação Sensível ao Contexto, Computação Ubíqua, Sistemas Colaborativos e Cidades Inteligentes. 

03/06/2014   - Dispositivos Móveis: Da Ideia ao Produto - 20:00h

Eduardo Telmo - Formado em Ciência da Computação (UFBA) possui especialização em Sistemas Distribuí­dos (UFBA ), mestrado em Engenharia Elétrica (UFBA) e doutorado em Geofí­sica (UFBA). Fez Pós-doutoramento na Stanford University. Atualmente é professor do IFBA e tem experiência nas áreas de Computação, Engenharia Elétrica e Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais, recuperação lock-in, sistemas de controle e automação, mecatrônica, qualidade de energia, problemas inversos e processamento de imagens sísmicas.

Clique aqui para ter acesso ao material.

09/06/2014   - Políticas Eficientes para Revisitação de Páginas Web - 18:30h

Criston Pereira de Souza - Doutor em Informática pela PUC-Rio, Mestre em Informática pela PUC-Rio, Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA, e Técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, tendo atuado em atividades de ensino, análise de sistemas/programação e em projetos de pesquisa nas áreas de Sistemas Distribuídos, Aprendizado de Máquina e Otimização Combinatória.

Clique aqui para ter acesso ao material.

09/06/2014  - Redes de Sensores: Oportunidades de Pesquisa e Inovação - 20:00h

Frederico Jorge Ribeiro Barbosa - Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é Professor do Instituto Federal da Bahia e membro colaborador do GSORT e Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: verificação de modelos, especificação formal, sistemas distribuí­dos, sistemas de tempo real e sistemas móveis.


10/06/2014  - Smart Grids - Desafios e Oportunidades de Pesquisa em Computação - 18:30h

Flávio Calhau - Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002), mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2011)  e Especialista em Computação DIstribuída e Ubíqua pelo IFBA (2014). Atualmente, atua junto à Unime União Metropolitana de Educação e Cultura como Professor e, também é funcionário público federal exercendo a função de analista de sistemas na Petrobras. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Smart Grid, Redes de Sensores Sem Fio, Gerência Autonômica, Computação Ubí­qua e Telecomunicações e aplicações industriais.

Clique aqui para ter acesso ao material.

17/06/2014  - Um Ambiente de Simulação para Aplicações Multimídia Complexas - 

Felipe Almeida Lima Machado - Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2009), pós graduação em Computação Distribuída e Ubíqua pelo Instituto Federal da Bahia (2014). Atualmente é sócio diretor - Novus TI Soluções LTDA. atuando nas áreas de desenvolvimento de software e consultoria em tecnologia da informação com foco em T.I . Verde e aplicações móveis. 


II Ciclo de Palestras - 2013

03/07/2013  - Como não transformar sua startup numa tragédia - 19:00h

Thiago Colares - Formado em Ciência da Computação (UFBA). Atualmente faz Mestrado em Engenharia de Software (UFBA) e também é sócio-fundador da Apimenti LTDA. Tem vasta experiência em soluções para internet e recentemente ganhou o MusicHadkDay aconteceu no CPBR5 que premiava o melhor software desenvolvido em 24h da àrea de música.

Apresentação disponí­vel em: http://www.slideshare.net/ThiagoChaves/ifba-2013

03/07/2013  - A Inovação nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras - 20:30h

Núbia Ribeiro - Formada em Engenharia Quí­mica (UFBA) com Mestrado em Quí­mica de Produtos Naturais (UFRJ) e Doutorado em Quí­mica (UFRJ). Atualmente é professora do Instituto Federal da Bahia. Tem experiência na área de Inovação, Propriedade Intelectual e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, gestão social do conhecimento, biodiesel, cromatografia, educação em quí­mica, propriedade intelectual.

Apresentação disponí­vel aqui.

04/07/2013  - Um Arcabouço de Monitoração e Supervisão com Caracterí­sticas Ubí­quas e Autonômicas visando o Suporte de Soluções Smart Grid - 20:30h.

Flávio Calhau - Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002) e mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2011). Atualmente, atua junto à Unime União Metropolitana de Educação e Cultura como Professor e, também é funcionário público federal exercendo a função de analista de sistemas na Petrobras. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Smart Grid, Redes de Sensores Sem Fio, Gerência Autonômica, Computação Ubí­qua e Telecomunicações e aplicações industriais.

Apresentação disponí­vel aqui.

29/07/2013  - Minicurso de Arduí­no - Laboratório do GSORT - 20:30h

Eduardo Telmo - Formado em Ciência da Computação (UFBA) possui especialização em Sistemas Distribuí­dos (UFBA ), mestrado em Engenharia Elétrica (UFBA) e doutorado em Geofí­sica (UFBA). Fez Pós-doutoramento na Stanford University.

29/07/2013  - Redes Veiculares: Desafios de pesquisa - Laboratório do GSORT - 18:30h

Eduardo Cambruzzi - Bacharel em Ciência da Computação (Universidade de Caxias do Sul), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC), Doutor em Automação e Sistemas (UFSC). Realizou pesquisas na área de Sistemas Inteligentes de Transporte, Redes Móveis e Veiculares, Sistemas Distribuí­dos e recentemente nas áreas de Robótica e Objetos de Aprendizagem para Computação e Matemática.

Apresentação compartilhada via googledrive. Favor entrar em contato.

31/07/2013  - Algoritmos Eficientes em Termos de Energia para Redes de Sensores sem Fio - Laboratório do GSORT - 18:30h

Frederico Jorge Ribeiro Barbosa - Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é Professor do Instituto Federal da Bahia e membro colaborador do GSORT e Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: verificação de modelos, especificação formal, sistemas distribuí­dos, sistemas de tempo real e sistemas móveis.

Clique aqui para baixar o material.

31/07/2013  - City as a Digital Social Network – From "ants" virtual traces to Volunteered and Non Volunteered Information - Laboratório do GSORT - 20:30h

Pablo Vieira Florentino - Pablo is bachelor in Computing Science, has a master degree in Computing Engineering from Federal University of Rio de Janeiro and is a Phd student in the Urbanism Program of Faculty of Architecture and
Urbanism in Federal University of Bahia. He also teaches at Federal Institute of Bahia since 2006, working mainly with Databases, Distributed Databases, Datawahouses and Java.

02/09/2013  - Uma Proposta de Interface para Robôs Avatar - Laboratório do GSORT - 18:30h

Marcos Camada - Marcos possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestrado em Engenharia de Automação de Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente está cursando Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em Ciência da Computação, com foco em técnicas e metodologias computacionais para Sistemas Distribuí­dos, Agentes Móveis e Redes de Sensores sem fio, simuladores e workflow.

O material da palestra está disponí­vel aqui.

02/09/2013  - Introdução às Redes Convergentes - Laboratório do GSORT - 20:30h

Gerardo Andrés Mendel - possui Engenharia Industrial Elétrica no Instituto Federal da Bahia, com ênfase na área de Telecomunicações (2012) e atualmente trabalha como Especialista na área de Engenharia de Redes.