Carregando...
 

INF612

Aspectos Avançados em Engenharia de Software (28h)
Professor "” Sandro Santos Andrade
Ementa

Arquitetura de software: projeto, modelagem e análise, padríµes de projeto e idiomas de programação, processos de software e desenvolvimento ágil, teste de software e gerência de qualidade, evolução e visualização de software, gerência de configuração, experimentação em Engenharia de Software.

Objetivos Gerais

Caracterizar o processo de desenvolvimento de sistemas computacionais e apresentar uma visão aprofundada sobre os mecanismos, técnicas e paradigmas disponibilizados na Engenharia de Software para a construção de aplicações modernas e de qualidade.

Objetivos Especí­ficos

Capacitar o aluno em relação à correta compreensão e aplicação das técnicas da Engenharia de Software utilizadas na especificação, projeto, implementação e evolução de sistemas computacionais. Apresentar os aspectos fundamentais das metodologias ágeis e da engenharia de requisitos. Justificar a importí¢ncia do projeto arquitetural, visíµes e estilos na qualidade e evolução do software. Esclarecer os princí­pios que regem os padríµes de projeto e as motivações de uso. Apresentar as técnicas de testes, revisíµes e inspeções de software e os seus impactos na qualidade. Apresentar como técnicas tais como os frameworks de aplicação e linhas de produto favorecem o reuso de software. Apresentar técnicas complementares tais como visualização de software, gerência de configuração e experimentação.

Links

Página local do professor

Diretrizes para Elaboração de Textos Cientí­ficos