Carregando...
 

INF624

Aspectos de Tempo-Real e Tolerí¢ncia a Falhas (28h)
Professor "” Flávia Maristela Santos Nascimento
Ementa

Definição e caracterização de sistemas de tempo real. Modelo de tarefas e atributos. Polí­ticas de Escalonamento para sistemas de tempo real. Comunicação em tempo real. Dependabilidade (conceitos, métricas, escopo). Técnicas de previsão de falhas. Técnicas de tolerí¢ncia a falhas.

Objetivos Gerais

Conhecer as caracterí­sticas dos sistemas de tempo real, com foco em os detalhes de implementações de sistemas tolerantes a falhas e selecionar técnicas adequadas para alcançar a confiança no funcionamento, considerando as restrições impostas por tais sistemas. Apresentar ao aluno os mecanismos utilizados para prover tolerí¢ncia a falhas.

Objetivos Especí­ficos

Capacitar o aluno a compreender o conceito de sistemas de tempo real, bem como suas principais caracterí­sticas e requisitos. Fornecer o embasamento necessário ao aluno para que ele possa identificar as técnicas de escalonamento e análise de escalonamento dos sistemas de tempo real. Permitir ao aluno compreender os aspectos de tolerí¢ncia a falhas para sistemas de tempo real e sistemas distribuí­dos. Fornecer o embasamento necessário ao aluno para que ele possa aplicar as técnicas ligadas ao escalonamento e comunicação de processos, gerência de memória e disco.

Seminários de 2016.1:

 

MACÊDO et al. "Tratando a Previsibilidade em Sistemas de Tempo-Real Distribuídos: Especificação, Linguagens, Middleware e Mecanismos Básicos". In: Livro-Texto de Minicursos do SBRC 2004. SBC. 2004

Tópicos:
a) 3.4 - Linguagens de Programação para STR e 3.5 - Middleware para Sistemas de Tempo-Real
b) 3.6 - Suporte Básico para Sistemas Computacionais de Tempo-Real
c) 3.7 - Técnicas de Tolerância a Falhas para Sistemas Críticos