Carregando...
 

Notí­cias

GSORT

3ª Defesa de Monografia ECDU - Um Ambiente para Simulação de Emissão de Aplicações Multimídia Complexas para TV Digital

Segunda-feira, 09 de Junho de 2014

O aluno Thiago Nascimento Rodrigues defendeu sua monografia do curso de Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua no dia 09 de Junho de 2014. O trabalho, intitulado "Um Ambiente para Simulação de Emissão de Aplicações Multimídia Complexas para TV Digital", faz parte das pesquisas desenvolvidas pela turma de 2012.

Image

A Banca Examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Manoel Carvalho Marques Neto (orientador), Prof Dr. Cássio Prazeres (MultiViUW-UFBA) e pelo Prof. Dr. Renato Lima Novais (GSORT-IFBA).

Parabéns a Thiago !

Aluno do GSORT/ADS recebe prêmio de melhor artigo na ERBASE 2014

Sexta-feira, 23 de Maio de 2014

A cerimônia de encerramento da ERBASE 2014, ocorrida hoje (23/05) às 14h na Universidade Estadual de Feira de Santana, apresentou os ganhadores dos prêmios de melhores artigos em cada um dos workshops satélites do evento.

É com prazer que informamos que o artigo "Um Serviço para Feedback Control Loops em Arquiteturas MapReduce", de autoria do aluno Anderson J. C. Pereira e orientado pelo Prof. Sandro Andrade, recebeu o prêmio de melhor artigo do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação (WTICGBASE), dentre 28 artigos aceitos para apresentação no evento. Anderson é aluno da Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFBa (campus Salvador) e integrante do GSORT.

Parabéns a todos !

III Ciclo de Palestra do GSORT

Quinta-feira, 22 de Maio de 2014

Vem ai o III Ciclo de Palestras do GSORT. Este ano as palestras se concentram nas áreas de Computação e Inovação.

A programação relacionada a primeira parte do Ciclo pode ser acessada aqui http://www.wiki.ifba.edu.br/gsort/tiki-index.php?page=Palestras. As demais palestras serão divulgadas oportunamente. 

Confirme sua presença em:
https://docs.google.com/forms/d/1xQRTe_FnFJmvrVBZyr6Mh_nrcK-QzYBcXCAneX-SFas/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

Participem!!

Professores e Alunos do GSORT iniciam cinco novos projetos PIBIC a partir de Agosto/2014

Terça-feira, 20 de Maio de 2014

Cinco novos projetos de pesquisa de professores e alunos do GSORT foram selecionados para execução pelo Edital No. 02/2014/PRPGI - PIBIC/FAPESB/IFBA 2014/2015. Os projetos serão iniciados em agosto e terão duração de um ano. Veja abaixo a lista de contemplados:

Bolsista Orientador Título do Projeto
Bruno Araújo de Oliveira Romildo Martins da Silva Bezerra Aplicando a Computação Vestível no Monitoramento Remoto de Pacientes de Forma Integrada, Flexível, Escalável e de Baixo Custo
Lucas Galindo Sousa Romildo Martins da Silva Bezerra Modelagem do Problema da Reconfiguração de Rede na Distribuição de Energia Elétrica Integrado ao Arcabouço de Gerência de Smart Grids
Fernando Cesar Teles Alves Renato Lima Noaves Um Ambiente Visual para Suporte à Compreensão de Software
Filipe Santos Brito Flávia Maristela Santos Nascimento Framework Distribuído e Ubíquo de Controle de Publicidade Baseada em Contexto
Ícaro Jerry Salles Santana Sandro Santos Andrade Métricas de Qualidade para Projeto Arquitetural Baseado em Busca

Parabéns a todos !!!

2ª Defesa de Monografia ECDU - Simulação de Aplicações Multimídia Complexas

Terça-feira, 20 de Maio de 2014

O aluno Felipe Almeida Lima Machado defendeu sua monografia do curso de Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua no dia 05 de Maio de 2014. O trabalho, intitulado "Um Ambiente de Simulação para Aplicações Multimídia Complexas", faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela turma de 2012, que até julho deste ano contará com outras defesas de Monografia.

Defesa Felipe Machado 1

A Banca Examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Manoel Carvalho Marques Neto (orientador), Prof Dr. Arthur Henrique Kronbauer (IP&QoS-UNIFACS) e pelo Prof. Dr. Jorge Alberto Prado de Campos (GROW-UNIFACS).

Defesa Felipe Machado 2

Parabéns a Felipe !

Pesquisador do GSORT publica artigo no SEKE 2014

Quinta-feira, 15 de Maio de 2014

Pesquisador do GSORT publica artigo no The 26th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering.

Título do Artigo: Recovering Valuable Information Behaviour from OSS Contributors: An Exploratory Study

Autores: Mário André de F. Farias, Paulo Ortins, Renato Novais, Methanias Colaço Júnior, Manoel Mendonça

Parabéns aos autores!

Alunos do GSORT publicam quatro artigos no EnCompIF/CSBC

Quarta-feira, 14 de Maio de 2014

É com alegria que informamos que quatro artigos de alunos do GSORT foram aceitos para publicação no ENCompIF - II Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, evento satélite do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Os trabalhos aceitos e os respectivos alunos são:

- Software Evolution Sonification: Why and How (Pedro Raimundo)

- Um Framework para Recuperação Arquitetural Independente de Plataforma (Luis Oliveira)

- Uma Abordagem Baseada em Feedback Control Loops para Otimização de Desempenho no Hadoop (Anderson Pereira)

- Um Framework para Especificação Declarativa de Sintaxes Concretas em Linguagens de Modelagem (Félix Neto)

Os trabalhos são orientados pelo Prof. Sandro Andrade. O II EnCompIF acontece de 28 a 31 de julho de 2014, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Parabéns a todos os envolvidos !

Alunos do GSORT publicam três artigos na ERBASE 2014

Domingo, 27 de Abril de 2014

A ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe - é o maior evento científico do Nordeste na área de Ciência da Computação. A ERBASE 2014 será realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana entre os dias 20 e 23 de Maio.

Os alunos do GSORT Anderson Pereira, Félix Simas e Luis Paulo de Oliveira tiveram seus artigos aceitos para apresentação no evento. Os artigos são:

  • Um Serviço para Feedback Control Loops em Arquiteturas MapReduce - Anderson Pereira
  • Um Framework para Recuperação Arquitetural Independente de Plataforma - Luis Paulo de Oliveira
  • Um Framework para Implementação Declarativa de Sintaxes Concretas Visuais - Félix Simas

Parabéns a todos !

1ª Defesa de Monografia ECDU - SMART Grids

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

O aluno Flávio Galvão Calhau defende sua monografia na área de Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids) no curso de Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua. O trabalho, intitulado "A High-Level Framework to Support Smart Grid Solutions with Ubiquitous, Autonomic and Real-Time Features", faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela turma de 2012, que até julho deste ano contará com outras defesas de Monografia.

DSCF1698 (Small).JPG  

A Defesa de Flávio Calhau contou com a presença de alunos das turmas de 2012 e 2013, alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Industrial Elétrica. Além destes, a Diretoria da Instituição se fez respresentar pela Diretora de Pós-Graduação do IFBA, a profª Wagna Piller, com o Diretor Geral do Campus Salvador, Prof. Albertino Nascimento e com o Diretor de Pós-Graduação do Campus Salvador, o prof. José Mário Araújo. O professor Allan Edgard Freitas (GSORT) também se fez presente.

DSCF1701 (Small).JPG   DSCF1699 (Small).JPG  

A Banca Examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Romildo Martins (orientador), Profª Msc. Flávia Maristela (GSORT/IFBA) e pelo Prof. Dr. Joberto Martins (NUPERC/UNIFACS), com o qual o aluno desenvolve Projeto de Doutorado, dando continuidade ao trabalho iniciado no GSORT.

Parabéns, Flávio!

Aula Inaugural - ECDU 2014

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

 No dia 10 de abril de 2014 às 18:30h os alunos do curso de Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua tiveram a Aula Inaugural do curso, ministrada pelo Prof. Romildo Martins. Na ocasião, os alunos foram apresentados à estrutura do curso, bem como as regras e normas institucionais. 

Além dos alunos da turma, estiveram presentes também os professores Sandro Andrade e Flávia Maristela.

Sejam bem vindos!

DSCF1749 (Small).JPG  
DSCF1744 (Small).JPG