Carregando...
 

Notí­cias

GSORT

GSORT participa de projeto Empreendedorismo Júnior 4.0

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021

O GSORT participa de projeto de iniciação tecnológica aprovado no edital 03/2020 do Instituto Federal do Espirito Santo, vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

O projeto, de título Empreendedorismo Júnior 4.0, tem como objetivo formar estudantes da rede municipal e estadual de ensino em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0. Os alunos beneficiados serão capacitados de forma a desenvolver seu pensamento tecnológico orientado à solução de problemas observados na sociedade, na indústria e nas empresas com as quais tenham contato social ou profissional.  Haverá duas linhas de formação oferecidas: empreendedorismo tecnológico inovador e desenvolvimento de tecnologias, de forma a proporcionar aos alunos iniciação tecnológica. Os alunos serão expostos à capacitação, para depois poderem sedimentar esses conhecimentos experimentando-os, na prática, através do uso metodologias ativas modernas e bastante utilizadas no desenvolvimento de projetos inovadores.

O projeto é coordenado pelo Henrique Caribé (Campus Salvador), tendo como colaborador o prof. Renato Novais. Tem ainda a participação de alunos de graduação e do ensino médio.  

Parabéns a todos os envolvidos!

GSORT participa de lançamento de projeto com a SEINFRA e UFBA

Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020

Aconteceu hoje, 23/12/2020, o lançamento oficial do projeto entitulado "Projeto de Mapeamento da Infraestrutura Energética da Bahia e Desenvolvimento de Metodologia de Gestão do Parque de Iluminação Pública dos Municípios Baianos com População até 50.000 habitantes".

O evento contou com a participação de diversas pessoas, dentre elas: o Secretário Marcos Cavalcante (SEINFRA); a Secretária Adélia Pinheiro (SECTI); o Reitor da UFBA, prof. João Carlos Salles Pires da Silva; o prof. Coodenador geral do projeto, prof. Manoel Mendonça (UFBA).

Pelo IFBA participaram o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, prof. Jancarlos Lapa, representado a Reitora Luzia Mota; o prof. Renato Novais (IFBA/Salvador/GSORT), e o prof. Francisco Borges (IFBA/Santo Amaro). Esses dois últimos compoem a equipe de pesquisadores do projeto.

WhatsApp Image 2020 12 23 At 10.43.04  

Este projeto trará grandes benefícios para a sociedade baiana. Estamos felizes em fazer parte deste desafio.

GSORT aprova projeto de empreendedorismo inovador com foco na Economia 4.0

Sábado, 19 de Dezembro de 2020

O GSORT aprova projeto de empreendedorismo inovador com foco na Economia 4.0, junto ao edital 05/2020 do Instituto Federal do Espirito Santo, vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). O projeto está planejado para começar em janeiro de 2021.

Neste projeto, será desenvolvido uma plataforma que contará com ferramentas que visam oferecer apoio ao empreendedor para as fases de estabelecimento dos requisitos da proposta, validação, formação de equipes e preparação para incubação ou aceleração. Apesar de focada no empreendedor em estágio inicial, pré-seed, empreendedores  já incubados, acelerados ou em níveis mais avançados de desenvolvimento também podem desfrutar de suas vantagens, não somente pelo networking e pela visibilidade na rede, mas também por meio dos serviços, ferramentas e oportunidades disponibilizadas na plataforma.

O projeto é coordenado pelo prof. Renato Novais, e terá a participação de alunos de graduação e do ensino médio. O projeto conta com a participação do professor Henrique Caribé (Campus Salvador), que tem em seu currículo um importante destaque para o empreendedorismo. 

Parabéns a todos os envolvidos!

 

GSORT aprova projeto de Encomenda Tecnológica

Quinta-feira, 16 de Julho de 2020

O GSORT, através dos professores Sandro Andrade (coordenador), Manoel Neto e Renato Novais, aprovou um projeto de Encomenda Tecnológica, no Edital nº 25/2019/PRPGI/IFBA.

Neste projeto, será desenvolvido uma plataforma inovadora para registro de demandas por projetos de PD&I.

O projeto contará ainda com a participação de três alunos do curso de ADS.

Parabéns a todos os envolvidos!

GSORT aprova 3 projetos de IC em 2020

Sexta-feira, 05 de Junho de 2020

O GSORT aprovou três projetos nos editais de iniciação científica 2020, listados a seguir:

  • Projeto de Sistema Prontuário Eletrônico para Terapeutas Ocupacionais: uma investigação quanti-qualitativa, no programa PIBIC IFBA/FAPESB, do professor Renato Novais.
  • Desenvolvimento de um Sistema de Prontuário Eletrônico do paciente baseado nas especificidades do fluxo de trabalho de profissionais de Terapia Ocupacional, no programa PIBITI IFBA/CNPq, do professor Renato Novais.
  • Um Display Embarcado para Gerenciamento de Competições de Robôs Seguidores de Linha, no programa PIBIC-EM IFBA/CNPq, do professor Sandro Andrade.

Parabéns a todos os envolvidos.

Projeto sobre Dados Abertos aprovado

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

O professor Pablo Florentino, pesquisador do GSORT, teve o projeto "Dados Abertos SSA" aprovado no Edital de fluxo contínuo do IFBA.

Parabéns ao professor e demais envolvidos.

PPGESP abre seleção para 2020

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no uso de suas atribuições legais, torna públicas as normas que regem o processo seletivo de ingresso ao curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP).

O curso visa capacitar profissionais nas linhas de pesquisa de “Sistemas e Produtos Biomédicos” e de “Sistemas e Produtos Computacionais, de Controle e Comunicação”, buscando promover melhoria de qualidade dos recursos humanos destas áreas no Estado da Bahia e no Brasil.

Confira em detalhes o Edital e os prazos em: https://www.ppgesp.ifba.edu.br/Mestrado-%E2%80%92-Processo-Seletivo

O processo seletivo foi reaberto de 22/05/2020 a 22/06/2020, candidatos que preencheram previamente a ficha poderão efetuar pagamento e carga de documentos nos novos prazos do Edital.

Atenciosamente,

PPGESP-IFBA

Projeto sobre o COVID-19 aprovado

Sexta-feira, 22 de Maio de 2020

O professor Allan Freitas, pesquisador do GSORT, teve o projeto "Medição Portátil de Baixo Custo de Indicadores
de Saúde associados ao COVID-19" aprovado no Edital 11/2020 do combate ao COVID-19.

Parabéns ao professor e demais envolvidos.

V Ciclo de palestras do GSORT

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017
Está acontecendo o V Ciclo de palestras do GSORT. Confira detalhes aqui

9ª Defesa de Monografia ECDU - VoiceRescuer: Interagindo com Aplicações Móveis Utilizando Voz em Situações de Emergências

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016

O aluno Fábio Vinícius Pontes Pereira defendeu sua monografia do curso de Especialização em Computação Distribuí­da e Ubí­qua no dia 15 de Junho de 2016. O trabalho tem como título "VoiceRescuer: Interagindo com Aplicações Móveis Utilizando Voz em Situações de Emergências".

9defesaFabioPontes1   9defesaFabioPontes2  

A Banca Examinadora foi composta pelos Professores: Renato Novais, DSc (IFBA - Orientador), Manoel Carvalho Marques Neto, DSc (IFBA) e Flávio Dusse, MSc (Secretaria de Segurança Pública - BA). Em breve divulgaremos a versão final do trabalho.